Rua Sebastião Pedro Franceschini, 65 - Campinas-SP 19 3281-1085 19 3281-1618 19 3281-3528

Tratamento de efluentes industriais

Clique nas imagens para ampliar

Responsabilidade socioambiental

Observando uma parcela dos procedimentos industriais mais comuns, pode-se identificar rapidamente o quão impactante podem ser para natureza, pois muitas indústrias não demonstram a correta postura para com sua responsabilidade. Hoje, a responsabilidade socioambiental costuma ficar de lado sempre que o termo lucratividade entra em questão.

De maneira simples, pode-se dizer que a responsabilidade socioambiental nada mais é que as ações de uma empresa, porém, ações essas que não venham trazer impactos negativos, mas sim impactos positivos para natureza.

Apesar da responsabilidade para com o meio ambiente ser um dever para cada cidadão, acaba se tornando uma postura ignorada em alguns momentos, pois a necessidade em lucrar mais e aumentar os números da produtividade acaba se tornando maior em muitos cenários.

Por esse e outros motivos, a Consultec busca informar empresas de todos os portes sobre o quão importante é manter o cuidado no momento de produzir e descartar, pois os efluentes industriais podem ser determinantes para dar início aos processos de contaminação.

Pensando nisso, torna-se simples perceber a importância de implementar o sentimento de responsabilidade socioambiental nas empresas, pois essa postura pode trazer uma gama de resultados positivos.

Sabe-se que hoje, o consumidor está com uma postura diferente, isto é, costuma pesquisar todos os valores e ações da empresa para qual possui interesse comercial. Dessa forma, mostrar que está dentro das normas que regem a responsabilidade para com o meio ambiente, é uma forma de se estreitar laços com clientes de forma geral.

Implementar soluções práticas de responsabilidade socioambiental coloca a empresa em evidência no mercado, pois parcerias também podem surgir conforme a empresa demonstra fazer parte deste conceito de respeito e cuidado para com o meio em que vive.

Você sabia que ignorar essa responsabilidade pode trazer impactos em seu negócio? E este impacto pode ir além das conclusões estabelecidas pelo consumidor, mas também pode afetar a visão que possíveis investidores têm sobre o seu produto e o processo para execução dele.

Essa visão pode ainda resultar na perda de contratos e possíveis cancelamentos, pois um investidor que possui os seus valores baseados na responsabilidade ambiental não se sentirá seguro quanto a parceria.

A importância de contar com recursos para um descarte consciente

Hoje, é possível encontrar uma grande variedade de recursos quando o assunto é descarte consciente, isso porque profissionais especializados observaram a necessidade de desenvolver soluções de redução de impacto, isto é, soluções que pudessem proteger o meio ambiente de possíveis danos resultantes de processos industriais.

Entre os recursos, pode-se citar os sacos de lixo para itens tóxicos, por exemplo. Este evita a contaminação do solo, principalmente nos descartes realizados por laboratórios, clínicas e hospitais, ou seja, áreas da saúde em geral.

Mas ainda é possível encontrar outras formas de descarte, como o tratamento para os efluentes industriais, por exemplo.

Este faz parte das soluções mais eficientes quando o assunto é proteção ambiental, pois evita a propagação de materiais que não podem entrar em contato com a natureza, pois os danos são muitos.

Não se pode deixar de reconhecer o quão necessário são os recursos de descarte, pois sem estes não seria possível proteger o meio ambiente. Caso contrário, muitos procedimentos teriam que ser encerrados para evitar maiores impactos.

Contando os os recursos essenciais, torna-se possível proteger a biodiversidade, ou seja, a pluralidade existente em nossa natureza. Essa proteção garante que muitos recursos naturais não sofram impactos, o que poderia resultar em cenários para todo e qualquer ser vivo.

Em suma, contar com recursos corretos de descarte é respeitar não apenas o meio ambiente, mas também respeito por todos que compartilham do mesmo cenário que você. Vale ressaltar que, compartilhar a importância dos recursos utilizados é também uma forma de conscientizar outras empresas sobre a importância da implementação da responsabilidade socioambiental.

Mas como é possível encontrar as formas corretas de descarte e tratamento de resíduos? Contratando empresas especializadas como a Consultec, pois assim é possível compreender qual método melhor se encaixa às necessidades de sua empresa.

Como acontece o tratamento para efluentes

De de modo geral, os efluentes industriais nada mais são que líquidos resultantes de processos industriais, ou seja, líquidos que foram modificados de alguma forma e precisam se descartados.

A água, por exemplo, é um recurso que pode se utilizado de diferentes formas em uma indústria. Mas esta não precisa passar por tratamento, no entanto, caso a água seja incorporada a outros produtos e evaporada, neste caso faz-se necessário o tratamento de efluentes.

O tratamento pode sofrer diversas variações, ou seja, cada carga poluidora pode apresentar um impacto diferente, por isso, é preciso a presença de especialistas para analisar qual tratamento de fato precisa ser realizado na indústria.

Este tratamento é comumente divido em três etapas, e são elas: processo físico, químico e processo biológico. Mas a pergunta é: qual a diferença dessas etapas e em que cenários são aplicadas?

No processo físico, pode-se observar a remoção de materiais sólidos em suspensão, isto é, em separação física como gradeamento, peneiramento, caixas que separam gordura, flotação e sedimentação. É importante ressaltar que no processo físico ainda é possível remover matéria orgânica e inorgânica, garantindo assim a redução e a eliminação da presença de microorganismos.

Mas e na etapa química? Esta é responsável pela eliminação com auxílio de produtos químicos. Entre os produtos é possível citar: agentes específicos de coagulação, substâncias para floculação, neutralização de pH, entre outros produtos. Em suma, o processo químico permite a remoção de todo e qualquer poluente por meio de reações químicas diversas.

Entre os procedimentos mais comuns do tratamento químico, pode-se citar:

  • Clarificação química;
  • Eletrocoagulação;
  • Cloração;
  • Oxidação;
  • Precipitação dos metais;
  • Troca iônica.

Já no processo biológico o principal objetivo é remover a matéria orgânica dissolvida, ou seja, neste processo existe a transformação do líquido para o sólido, garantindo assim mais facilidade no momento do descarte.

Entre as etapas mais comuns do tratamento biológico, estão:

  • Processo aeróbio: relacionado a aeração e lodos;
  • Processo facultativo: relacionado a utilização de biofilme;
  • Processos anaeróbio: ocorre em lagoa anaeróbia ou biodigestores.

Em resumo, o tratamento para os efluentes industriais é essencial, pois este é responsável por proteger a natureza de todos os impactos possíveis por consequência de procedimentos comuns.

O tratamento de efluentes industriais é uma prática sustentável para o meio ambiente e para economia

A diversidade de processos e atividades produtivas gera efluentes - conjuntos de resíduos líquidos lançados ao meio ambiente - que podem agredir o ecossistema, poluindo o solo e a água se descartados de forma imprudente.

A Consultec Proteção Ambiental, há mais de 25 anos, oferece soluções para o tratamento de efluentes industriais em todo o Brasil. São soluções inovadoras, dotadas de tecnologia de ponta, para que as empresas clientes atuem em conformidade com a legislação vigente, reduzam seus custos em consumo de energia e de recursos naturais, e possam se apresentar como parceiras na proteção ambiental, ganhando maior valor institucional perante o mercado e a sociedade.

As soluções de tratamento de efluentes industriais propostas pela Consultec Proteção Ambiental são apresentadas aos diversos segmentos industriais na forma de ETA, ETE e ETAR compactos e modulares, podendo ser personalizadas.

São capazes de atender a projetos simples de reuso de água, bem como aos projetos de grandes Estações de tratamento de efluentes industriais (ETEi). Seu diferencial é empregar a máxima tecnologia, usando o mínimo de espaços físicos, com a eficiência necessária para cada projeto.

Conheça os principais serviços e produtos de tratamento de efluentes industriais

A Consultec Proteção Ambiental oferece uma linha completa de serviços para tratamento de efluentes industriais. Desde a caracterização de efluentes, necessária para o apontamento da solução correta para o tratamento de efluentes industriais, até sua implantação completa da ETE (chave na mão), a Consultec tem competência e conhecimento para:

  • Participar de projetos de implantação de Estações de tratamento de efluentes industriais (ETEi);
  • Efetuar testes de tratabilidade a fim de apontar as melhores soluções;
  • Efetuar testes pilotos em plantas para oferecer proteção ao capital investido;
  • Executar o monitoramento de Sistemas de Tratamento de Efluentes Industriais;
  • A Consultec Proteção Ambiental fornece equipamentos compactos e modulares, com altíssima eficácia e qualidade, emprega tecnologias inovadoras, e possui peças de reposição para pronta entrega, a fim de que as ETE não precisem parar.

Atenção na solicitação e mais sobre a Consultec

É importante se manter atento quanto o assunto é tratamento para os efluentes, pois os processos apresentam um nível de complexidade de alto grau, ou seja, é preciso contar com profissionais especializados, pois caso o contrário, o tratamento poderá não surtir o efeito desejado.

Contar com uma empresa que compreende a real necessidade de contar com recursos eficientes, é optar pelo zelo não apenas para com o meio ambiente, como também para com a qualidade dos processos existentes em uma organização.

Recomenda-se antes de qualquer solicitação, compreender quais são as características dos efluentes de cada processo, pois somente dessa forma é possível garantir a correta escolha para cada tipo de procedimento.

Muitos profissionais costumam imaginar que o tratamento para efluentes consiste em um mesmo processo, ou seja, existe pouco conhecimento a respeito do assunto, por esse motivo é preciso manter total atenção para as necessidades da cada indústria, evitando assim a aplicação incorreta do tratamento.

Para evitar qualquer tipo de contratempo durante a execução do tratamento para efluentes, basta contatar quem realmente entende do assunto, isto é, a Consultec Proteção Ambiental, uma empresa focada em soluções práticas para todos os setores da indústria.

A Consultec Proteção Ambiental ficou conhecida por oferecer o que existe de mais tecnológico em termos de tratamento para efluentes, pois sabe que a tecnologia deve ser fundamental no que diz respeito o desenvolvimento de novos recursos.

Além de contar com tecnologia de ponta, a Consultec Proteção Ambiental também oferece atendimento personalizado, ou seja, busca oferecer aos seus clientes orientação completa sobre cada forma de tratamento e cada etapa necessária para realização dele.

Localizada em Campinas (SP), a Consultec Proteção Ambiental fornece soluções em tratamento de efluentes industriais para todo território nacional a um custo realmente justo, o que permite o acesso dos mais variados segmentos e portes, às soluções de tratamento de efluentes para indústrias conforme sua real disponibilidade orçamentária.

Para obter mais informações a respeito do processo de tratamento para os efluentes industriais, recomenda-se entrar em contato com um dos colaboradores da equipe Consultec Proteção Ambiental, pois somente dessa forma é possível garantir mais transparência e melhor experiência.

Para saber mais sobre Tratamento de efluentes industriais

Ligue para 19 3281-3528 ou clique aqui e entre em contato por email.

Gostou? compartilhe!

Solicite um Orçamento



Principais cidades e regiões do Brasil onde a Consultec PA atende Tratamento de efluentes industriais:


  • Selecione a região do Brasil
  • Rio de Janeiro 
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba 
  • São José do Rio Preto 
  • Itatiba 
  • Amparo 
  • Barueri 
  • Ribeirão Preto
  • Marília 
  • Louveira 
  • Paulínia 
  • Bauru 
  • Valinhos 
  • Bragança Paulista 
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia 
  • Taubaté 
  • Araras 
  • São Carlos 
  • Itupeva 
  • Mendonça 
  • Itu 
  • Vinhedo 
  • Marapoama 
  • Votuporanga 
  • Hortolândia 
  • Araçatuba 
  • Jaboticabal 
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança 
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba
  • Acrelândia
  • Assis Brasil
  • Brasiléia
  • Bujari
  • Capixaba
  • Cruzeiro do Sul
  • Epitaciolândia
  • Feijó
  • Jordão
  • Mâncio Lima
  • Manoel Urbano (Manuel Urbano)
  • Marechal Thaumaturgo (Taumaturgo, Thaumaturgo)
  • Plácido de Castro
  • Porto Acre
  • Porto Walter
  • Rio Branco*
  • Rodrigues Alves
  • Santa Rosa do Purus
  • Sena Madureira
  • Senador Guiomard
  • Tarauacá
  • Xapuri
  • Maceió
  • Maragogi
  • Atalaia
  • Batalha
  • Delmiro Gouveia
  • Mata Grande
  • Palmeira dos Índios
  • Arapiraca
  • Coruripe
  • São Miguel dos Campos
  • Santana do Ipanema
  • Macapá
  • Santana (Porto Santana)
  • Laranjal do Jari
  • Oiapoque
  • Porto Grande
  • Vitória do Jari
  • Mazagão
  • Calçoene
  • Pedra Branca do Amapari (Pedra Branca do Amaparí)
  • Tartarugalzinho
  • Amapá
  • Ferreira Gomes
  • Serra do Navio
  • Cutias
  • Pracuúba
  • Itaubal
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caixas
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Pinheiro
  • Santa Inês
  • Santa Luzia
  • Chapadinha
  • Buriticupú
  • Grajaú
  • Coroatá
  • Itapecuru-Mirim
  • Barreirinhas
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Lucas do Rio Verde
  • Barra do Garças
  • Primavera do Leste
  • Alta Floresta
  • Pontes e Lacerda
  • Nova Mutum
  • Campo Verde
  • Juína
  • Colniza
  • Guarantã do Norte
  • Juara
  • Barra do Bugres
  • Peixoto de Azevedo
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Naviraí
  • Nova Andradina
  • Aquidauana
  • Sidrolândia
  • Paranaíba
  • Maracaju
  • Amambai
  • Coxim
  • Rio Brilhante
  • Caarapó
  • João Pessoa
  • Campina Grande
  • Santa Rita
  • Patos
  • Bayeux
  • Sousa
  • Cabedelo
  • Cajazeiras
  • Guarabira
  • Sapé
  • Mamanguape
  • Queimadas
  • São Bento
  • Monteiro
  • Esperança
  • Pombal
  • Catolé do Rocha
  • Alagoa Grande
  • Pedras de Fogo
  • Lagoa Seca
  • Teresina
  • Parnaíba
  • Picos
  • Piripiri
  • Floriano
  • Barras
  • Campo Maior
  • União
  • Altos
  • Esperantina
  • José de Freitas
  • Pedro II
  • Oeiras
  • São Raimundo Nonato
  • Miguel Alves
  • Luís Correia
  • Piracuruca
  • Cocal
  • Batalha
  • Corrente
  • Natal
  • Mossoró
  • Parnamirim
  • São Gonçalo do Amarante
  • Macaíba
  • Ceará-Mirim
  • Caicó
  • Açu
  • Currais Novos
  • São José de Mipibu
  • Santa Cruz
  • Nova Cruz
  • Apodi
  • João Câmara
  • Canguaretama
  • Touros
  • Macau
  • Pau dos Ferros
  • Extremoz
  • Baraúna
  • Porto Velho
  • Ji-Paraná
  • Ariquemes
  • Vilhena
  • Cacoal
  • Rolim de Moura
  • Jaru
  • Guajará-Mirim
  • Machadinho d'Oeste
  • Buritis
  • Pimenta Bueno
  • Ouro Preto do Oeste
  • Espigão d'Oeste
  • Nova Mamoré
  • Candeias do Jamari
  • Cujubim
  • Alta Floresta d'Oeste
  • São Miguel do Guaporé
  • Alto Paraíso
  • Nova Brasilândia d'Oeste
  • Boa Vista
  • Rorainópolis
  • Caracaraí
  • Cantá
  • Mucajaí
  • Alto Alegre
  • Pacaraima
  • Amajari
  • Bonfim
  • Iracema
  • Normandia
  • Uiramutã
  • Caroebe
  • São João da Baliza
  • São Luís
  • Candeias do Jamari
  • Cujubim
  • Alta Floresta d'Oeste
  • São Miguel do Guaporé
  • Alto Paraíso
  • Nova Brasilândia d'Oeste
  • Aracaju
  • Nossa Senhora do Socorro
  • Lagarto
  • Itabaiana
  • São Cristóvão
  • Estância
  • Tobias Barreto
  • Itabaianinha
  • Simão Dias
  • Nossa Senhora da Glória
  • Poço Redondo
  • Itaporanga d'Ajuda
  • Capela
  • Barra dos Coqueiros
  • Laranjeiras
  • Propriá
  • Canindé de São Francisco
  • Porto da Folha
  • Boquim
  • Nossa Senhora das Dores
  • Palmas
  • Araguaína
  • Gurupi
  • Porto Nacional
  • Paraíso do Tocantins
  • Araguatins
  • Colinas do Tocantins
  • Guaraí
  • Tocantinópolis
  • Dianópolis
  • Miracema do Tocantins
  • Formoso do Araguaia
  • Augustinópolis
  • Taguatinga
  • Pedro Afonso
  • Miranorte
  • Lagoa da Confusão
  • Goiatins
  • São Miguel do Tocantins
  • Nova Olinda
  • Nossa Senhora das Dores

Whatsapp Consultec PA Whatsapp Consultec PA